quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

O bloqueio


Bloqueio
Vamos falar do bloqueio, pois é essencial para defender.
Bloqueio triplo.
O bloqueio refere-se às acções executadas pelos jogadores que ocupam a parte frontal da quadra (posições 2-3-4) e que têm por objectivo impedir ou dificultar o ataque da equipa adversária. Elas consistem, em geral, em estender os braços acima do nível da rede com o propósito de interceptar a trajectória ou diminuir a velocidade de uma bola que foi cortada pelo oponente.
Denomina-se "bloqueio ofensivo" à situação em que os jogadores têm por objetivo interceptar completamente o ataque, fazendo a bola permanecer na quadra adversária. Para isto, é necessário saltar, estender os braços para dentro do espaço aéreo acima da quadra adversária e manter as mãos viradas em torno de 45-60° em direcção ao punho. Um bloqueio ofensivo especialmente bem executado, em que bola é direccionada directamente para baixo numa trajectória praticamente ortogonal em relação ao solo, é denominado "toco".
Um bloqueio é chamado, entretanto, "defensivo" se tem por objetivo apenas tocar a bola e deste modo diminuir a sua velocidade, de modo a que ela possa ser melhor defendida pelos jogadores que se situam no fundo da quadra. Para a execução do bloqueio defensivo, o jogador reduz o ângulo de penetração dos braços na quadra adversária, e procura manter as palmas das mãos voltadas em direção à sua própria quadra.
O bloqueio também é classificado, de acordo com o número de jogadores envolvidos, em "simples", "duplo" e "triplo".

Nenhum comentário:

Postar um comentário